Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 26 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e rádio. Assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 20 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras lorotas a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

domingo, 28 de outubro de 2012

CAPELINHA RECEBE OFICINAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA DE MG


A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através da Superintendência de Ação Cultural, com a apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Canta Minas, realizará em Capelinha o PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO ARTÍSTICA, atendendo demandas solicitadas por agentes culturais. Capelinha e região receberão duas oficinas nos dias 09, 10 e 11 de novembro.

AS OFICINAS:

Empreendedorismo Cultural: desenvolver uma mentalidade empreendedora em produtoras e artistas, a partir de estudos de casos, procedimentos práticos e informações sobre leis, editais, processos de formação de cooperativas, etc.
Professor: Rafaela Cappai
Carga horária: 16h30
Sexta: 18h30 às 21h
Sábado: 9h às 12h e 14h às 18h
Domingo: 9h às 12h e 14h às 18h
Capacidade: 20 pessoas
Infra necessária: Internet sem fio, Sala arejada, bem iluminada e com boa ventilação; 4 mesas coletivas que comportem grupos de 5 pessoas cada; 20 cadeiras confortáveis; Projetor e tela de projeção.
Público Alvo: Artistas, produtores, empresários, representantes de grupos profissionais ou amadores, entidades de classe, jornalistas  e interessados em empreender por meio da prática artística e cultural.

Canto Coral: democratizar o acesso ao ensino da prática coral, de forma a contribuir tanto para o descobrimento de vocações artísticas quanto para a formação de público. Nesta oficina será explanado um pouco sobre a história da música e ensaios práticos, culminando em uma apresentação pública.
Professor: Maestro Lindomar Gomes e Pianista André Durval
Carga horária: 12h30
Sexta: 18h30 às 21h
Sábado: 10h às 12h e 15h às 17h
Domingo: Apresentação
Capacidade: máximo de 200 pessoas
Infra necessária: auditório para as aulas de sexta e sábado. Para apresentação de domingo, seria ideal apresentar na Igreja Matriz, depois da missa da manhã.
Público Alvo: crianças, jovens, adultos e idosos que tenham interesse pela prática do canto, não havendo nenhuma exigência de prática vocal ou conhecimento prévio, somente o a vontade de cantar.

INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas, o candidato deverá preencher um formulário que estará disponível no site da SEC, ou poderá fazer a inscrição no núcleo de interiorização ou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, à rua Dr. Hermelindo, centro, Capelinha MG. O critério de seleção será por ordem de chegada.

Coral Plantar - Curvelo MG, formado por Tadeu e Lindomar

Comentário: Se essa notícia é boa, agora vou dar uma outra ainda melhor. O programa Canta Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura aproveitará essa oportunidade oferecida pela Secretaria Estadual de Cultura e criará um grupo coral que será retirado dessa oficina de canto com o Maestro Lindomar Gomes. Este é um sonho há muito tempo acalentado por diversas pessoas aqui da cidade de Capelinha. E essa é uma oportunidade ímpar, uma vez que a Secretaria de Estado de Cultura oferece esta oficina e já há algum tempo, venho pensando nessa ideia e estou contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Maestro Lindomar Gomes, que comandará a oficina. Ele é um grande amigo de longa. Além de ser um amigo, Maestro Lindomar é um dos mais competentes no ramo do canto coral. Ele já criou diversos corais e eu já tive a oportunidade de trabalhar com ele em Curvelo quando formamos o Coral Plantar, composto por funcionários daquele empresa reflorestadora.

Além disso, Lindomar Gomes traz no seu vasto currículo a idealização de um dos festivais de corais mais importantes do Brasil e até mesmo da América Latina, o FIC – Festival Internacional de Corais, que eu já tive o privilégio de participar diversas vezes, ora com o coral de Veredinha, ora colaborando na organização.

Tadeu Oliveira